sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ainda sobre a academia

Fazia muito tempo que eu não escrevia nada por aqui. Para falar a verdade, não escrevia em lugar algum. Se bem me recordo, a última vez em que escrevi foi quando o professor de técnicas pediu que cada um da minha turma fizesse uma reportagem com 10 mil caracteres, que rechearia nosso impresso laboratório.Isso foi em setembro. Nada mudou de lá para cá. O período letivo chegou ao fim, e, com o arrependimento que previ ainda no começo do ano, lamento-me nestas linhas.
É frustrante fazer um retrospecto dos últimos 9 meses e chegar à conclusão de que, por fraqueza, covardia, comodismo, ou qualquer outro adjetivo que couber, deixei de lado muito do que me era útil e necessário. Abandonei uma disciplina somente porque não quis me sujeitar às madrugadas prostrado ao computador e ao minucioso crivo das monitoras de diagramação. Para justificar essa decisão, eu disse que utilizaria o tempo livre para me dedicar decentemente às demais matérias, escrever no blog, ler mais, essa coisa toda.Não fiz nada disso. Tudo o que consegui foi me aperfeiçoar na arte da procrastinação, foi inventar desculpas imbecis para as atividades não realizadas, para os textos não escritos, foi respaldar todo o meu desleixo em justificativas que eu considerava relevantes, mas que não eram válidas.
Não sei o que desencadeou o desânimo de que fui refém durante todo este ano. O fato é que larguei as rédeas, apenas observei a banda passar, deixei minha vida acadêmica ao deus dará. Penso que muito disso seja por conta do fantasma que ainda hoje, às vésperas do penúltimo ano de faculdade, sussurra aos meus ouvidos que isso não é para mim. Se estava correto em escolher jornalismo como graduação e dizer que isso era o que eu queria fazer pelo resto dos meus dias, ótimo. Se não, ainda vou descobrir.
Bom é saber que sempre existirá um universo de possibilidades. Melhor ainda é recordar que, na contramão de minhas insatisfações enquanto estudante, dois mil e dez reservou-me belas surpresas em outras esferas. A melhor delas foi a que me salvou o ano, mas isso é assunto para um outro dia.

2 comentários:

  1. Olá! Lendo seu texto, acabei me identificando com suas palavras. Fazendo um balanço geral do ano que passou, percebi o meu total desinteresse pelas coisas. Deixei passar várias oportunidades interessantes, como viajar, conhecer pessoas novas, e fazer uma especialização (e que agora certamente me irá fazer falta). Mas nunca é tarde pra começar!

    Passei muito tempo vagando pela internet e pensando bem agora, foram realmente desnecessárias. Por outro lado, conheci muita gente bacana (mesmo que “virtualmente”), desabafei, chorei de rir, e relatei coisas que não diria até mesmo pra minha melhor amiga. E se serve de consolo, também tive minhas dúvidas na escolha da profissão a seguir. Todo mundo aconselha a não fazer algo que não está lhe agradando. Mas abandonar o curso perto do fim? Acho uma tremenda burrada!

    Cadê aquele garoto animadão que conheci antes de entrar na faculdade. Que terminou o colegial e “quase” passou no concorrido curso de jornalismo. Até hoje não acredito que ninguém desistiu!!! Que passou um ano inteirinho se dedicando ao cursinho, trabalhando duro pra ganhar aquele “salário” no final do mês, que ficava bocejando no meio do serviço, enfrentando aquele ônibus lotado... existe coisa pior? rs

    Espero que todo esse sacrifício não seja em vão! Por isso, recupere esse seu animo escondido em algum lugar, encare os problemas de frente, deixe a preguiça de lado, e vamos embora. 2011 só está começando!!! Saudades...

    ResponderExcluir
  2. você bem que poderia ter se indentificado, mas, mesmo assim, obrigado pelas palavras de incentivo.

    ResponderExcluir